sexta-feira, 26 de junho de 2009

Arquitetos escolhem os dez melhores projetos da história dos games

Cenários e engenharia de fases são algo que fãs de games e críticos discutem há décadas. Mas o que será que arquitetos acham das edificações e construções dos jogos eletrônicos? A revista The Architect's Journal respondeu a essa pergunta elegendo os 10 melhores projetos da história dos games.

A publicação faz um resgate interessante, às vezes um tanto exagerado, pensando desde as formas de determinados jogos (como Marioland) ao planejamento urbano-élfico de uma capital de World of Warcraft. Confira abaixo:

10. Marioland - "Pela influência do escritório londrino FAT e o uso de formas arredondadas,
ecoando a Ópera de Dubai".

9. Castelo Wolfenstein, de Return to Castle Wolfenstein - "Pela possibilidade de passear dentro de um conto de fadas alemão".


8. Tetris - "Pela lição em coordenação dimensional e simetria rotacional e combinações de espaço e vazio que inspiraram inúmeros arquitetos".


7. Architecture Island de Second Life - "Vistantes dessa ilha serão presenteados com sobreposições de arquitetura experimental".

6. A casa de Jet Set Willy - "Um triunfo do minimalismo doméstico, áreas amplas pontuadas por esculturas ocasionais ou móveis de design"


5. Scumm Bar, de The Secret of Monkey Island - "O boteco da ilha caribenha de Mêlée é construído em um deck de madeira flutuante que permite panorama 360º. A decoração já viu melhores dias, mas mantém um certo charme autêntico".

4. Halo, Halo II - "O uso recorrente de pedra local e o enfoque no design homogêneo fazem desse local algo comparável às cidades-spa britânicas como Harrogate ou Bath".


3. Liberty City, Grand Theft Auto IV - "A cidade é um pesadelo, desenhada para aqueles que vivem dentro de seus carros - mesmos assim, as pessoas migram aos bandos para cá. Talvez seja pelo dramático por-do-sol".


2. The City, Sim City - "Uma favela de alta classe, brota do dia pra noite com seus maravilhosos edifícios híbridos. As formas arquitetônicas são um choque entre tecnologia moderna e valores tradicionais".

1. Azeroth, World of Warcraft - "Espigões góticos lembram a cidade de Oxford com uma maquiagem subversiva. A arquitetura dos Blood Elves, por outro lado, tem influências mais suaves e orgânicas, semelhantes ao trabalho de Gaudi, como o Parc Güell ou a Sagrada Familia. A natureza é estilizada - a essência do Art Nouveau".

fonte: Omelete