quarta-feira, 8 de abril de 2009

III Concurso Nacional de Ideias para Reforma Urbana

Baseando-se em fontes da UNESCO e IBGE – Censo 2000, é sabido que mais de 80% da população brasileira é urbana, e grande parte dessa população vive em condições sub-humanas nas cidades.
Os dados oficiais apontam mais de 7 milhões de famílias sem casa e mais de 10 milhões que moram de forma precária, em áreas sem infra-estrutura urbana e saneamento ambiental e 83 milhões não são atendidos com pelo menos um dos serviços públicos (abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica). É a população empobrecida do país a penalizada, que sofre com a insuficiência e com a baixa qualidade dos serviços públicos, que adoece e que não tem atendimento pois faltam médicos, medicamentos, postos e hospitais públicos. E que não consegue trabalho e, quando consegue, é longe de casa, o salário é baixo, o transporte urbano é precário e caro.
Participar de iniciativas e movimentos que buscam a construção de uma outra sociedade deve fazer parte do cotidiano de cada um de nós. A luta pela construção dessa nova sociedade, passa pela defesa de cidades mais justas, igualitárias e democráticas.
O objetivo Concurso Nacional de Idéias é estimular os futuros arquitetos e urbanistas brasileiros a propor a melhoria da qualidade de vida dos habitantes menos favorecidos das suas cidades mediante a elaboração de idéias imaginativas e inovadoras levando em conta as reais necessidades de um entorno por eles escolhido.

- mais informações no site da FeNEA