sábado, 25 de abril de 2009

Muro na Favela

De todas as ideias ruins, a mais estúpida.

O motivo alegado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado é a proteção do meio ambiente, visto que as favelas estariam sendo as principais responsáveis pela devastação da vegetação dos morros que cercam a cidade maravilhosa. Os muros seriam, assim, uma espécie de “ecobarreira”.
Em seu ex-blog, César Maia (ex-prefeito do rio) cita trechos de artigo do Coordenador de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, Sérgio Besserman, ex-presidente do IPP na gestão anterior:
1. O muro cercando favelas no Rio seria a mais completa demonstração de não uso do conhecimento. Vai servir para interromper o crescimento horizontal? Não! Na verdade,vai ser uma parede para um domicilio do lado de dentro e outra para o do lado de fora. Sei que vão responder que estarão fiscalizando... É mesmo? Então não precisa de muro...
2. Vai servir para segurança, para evitar que a bandidagem use as matas como refúgio? Não! Precisamente o contrário. Em duas semanas só quem vai conhecer os buracos, as passagens secretas, os túneis, será a bandidagem... para a polícia vão sobrar as armadilhas ou dar a volta toda...
3. O Dona Marta não está ocupado? Vão cercar por quê? Vão abandonar a ocupação?
4. Murar não vai ajudar em nada, mas pode ferir de morte a cidade do Rio... Murar as favelas tem um impacto simbólico terrível. É gueto, separação... É partir a cidade voluntária econscientemente... Mata nosso mais precioso bem, arruína nossa alma, e o faz sem benefício algum.
É um tema muito polêmico e interessante, o que tu acha de tudo isso ?