sábado, 30 de maio de 2009

As aventuras de Le Corbusier

Queda em desconstrução

Mesmo com as mortes e desistências de vários dos comandantes do movimento moderno, Corbu recoloca o avião na rota. Sentado na luxuosa (porem estóica) cabina de comando, Corbu examina o painel de instrumentos e sorri com desdém meticuloso. Conhece todos os truques e astúcias daquela máquina possante, todos os ardis, todas as táticas, as armadilhas, as estratégias, as espertezas, as artimanhas e prestidigitações. Corbu é impávido, soberbo, fleumático, inacessível. O avião segue o rumo pré-estabelecido sem problemas. No fundo, os outros modernistas olham com espanto:

- O homem traça tudo! - resmunga Richard Meier.

- Que capacidade de teorização! - deslumbra-se Carlos Eduardo Dias Comas.

- O importante são os amigos! - filosofa Oscar Niemeyer, filosoficamente.

- Mas que óculos! - geme Zaha Hadid.

- Senta aí na frente, ô, senta aí!!! - pedem, em coro, Paulo Mendes da Rocha, Paulo Bruna, Rute Verde Zein, Ciro Pirondi, Miguel Pereira, Antonio Carlos Campelo, João Suplicy, Edson Mahfuz, Salvador Gnoato, Ricardo Marques de Azevedo, Ângelo Bucci. Indiferente à algazarra no interior da nave, Corbu continua observando a placidez com que funciona o equipamento de vôo.

Mas, de repente, a paz é interrompida por um estalido. Uma pequena nave pilotada por Robert Venturi veio em sentido contrário, roçou a asa da grande nave moderna e uma parte da fuselagem se rompeu. Na ala destinada aos brasileiros, Marcelo Puppi destroçou as invencionices históricas dos seus conterrâneos e desconstriu no ar parte da história da arquitetura brasileira. A arquitetura moderna sofre um súbito abalo nas suas estruturas e rodopia rumo a uma colisão contra o solo.


Vestido de anjo, Lúcio Costa aparece no céu, e diz que, em caso de desprezurização da arquitetura moderna, as máscaras de um gênio da arquitetura moderna cairão automaticamente sobre seus rostos etc., etc.

Mas não há mais tempo...

A arquitetura moderna apresenta cortes epistemológicos espalhados pelo seu grande corpo de concreto e aço e vidro. Gritos. Pânico. Palavras de ordem. Manifestos a favor disso e daquilo. Manifestos contra isso e contra aquilo. Manifestos ironizando isso e aquilo. Corbu tenta um movimento desesperado, mas a nave está destroçada e sem direção. Muitos são sugados pelo vácuo intelectual criado pelo rombo. Em meio ao alvoroço, Corbu vai até a porta daquela nave sem rumo e projeta-se no espaço (sinta a sutileza de Corbu, caro leitor: um arquiteto comum apenas projetaria um espaço; ele, porém, projetou-se no espaço).


Num esforço sobre-humano, nosso herói conserta parte da fuselagem. Volta ao interior da nave e controla o equipamento danificado, mira um rio profundo e faz com que a nave siga naquela direção. A queda da imensa máquina moderna é amortecida pelas águas. Corbu entra no gigantesco corpo de aço e vidro e concreto que flutua à deriva para averiguar o estrago causado. Lança manifestos convocando todos à sobrevivência estética. Em nome de Platão! Em nome da História! Em nome da Pureza! Da Austeridade! Da Verdade! Da Idéia! Da Exatidão! Da Autenticidade! Da Sapiência! Da Correção! Da Magnificiência! Da Luz! Da Evidência! Da Funcionalidade!

Os sobreviventes espantam-se...


Como não se espantar com tal capacidade de vanguarda e liderança? Após um pequeno comício, Corbu é eleito o Senhor das Formas Elaboradas, o Oráculo de Todas as Horas, a Solução de Todas as Encruzilhadas, a Verdadíssima Fonte do Conhecimento Arquitetônico, a Irrevogável Sede da Funcionalidade, o Cavaleiro do Jogo dos Volumes, o Graal da Geometria, o Iluminadíssimo Mestre do Jogo Espacial, o Incontestabilíssimo Doutor das Formas, o Capítulo Irrevogável da Arquitetura Moderna, o Núcleo do Bom Gosto, o Árbitro das Contendas Estéticas, o Designer Inatacável, o Sumo Pontífice dos Pilotis, o Intendente dos Edifícios, o Eleito das Musas, o Senhor do Arrojo, o Grande Altar dos Brises, o Grão Mestre da Unidade Habitacional, o Grande Comendador do Concreto, a Fonte da Argúcia Urbanística, a Súmula dos Conhecimentos Arquitetônicos, além de muitos outros títulos que as carências da memória nos impedem de nomear.


Mas Corbu, alheio às pequenas glórias mundanas, atira-se no rio para tentar descobrir onde está. Faz isso sem qualquer sintoma de temor. Emergindo, Corbu percebe que a água do rio não é molhada, nem quente, nem fria, e que o rio não corre. Mas é um rio! Ele sabe que é um rio... Viu de cima, enquanto manobrava heroicamente o avião em queda.

Corbu está absorto na complexidade deste problema geográfico, quando observa que na margem do rio estão três homenzinhos olhando para ele. Os três sorriem e choram, choram e sorriem, fazem cara de mistério, choram e sorriem e choram. Têm cabelos espetadinhos, dão pulinhos nervosos e têm a carinhas cheias de espinhas. Bolhas de sabão saem das suas bocas cada vez que emitem sons. Corbu reconhece-os imediatamente. São Peter Eisenman, Frank Gehry e Rem Koolhaas...

A mente sagaz de Corbu entende por que o rio não corre, nem a água molha. Ele caiu nas Terras de Desconstrução, onde a arquitetura é paródia e a história é farsa, onde a realidade é simulacro e onde a geografia é simbolismo, onde as estruturas são fantasmagorias e os projetos são caricaturas, onde as teorizações são arremedos e os signos são ilusórios, onde o espaço é fingimento e o tempo é decalque, onde os heróis são apócrifos e os criadores são plagiários, onde as novas idéias são compilações e as certezas são vãs, onde os originais são imitações e a natureza é similitude.

Na beirada do rio, as três figuras dançam uma ciranda insana e cantam mantras incompreensíveis. O ar está cheio de bolhas de sabão...

texto - escritório de arquitetura thobias

Avaliação Institucional

Agora é nossa vez de abalar bangu e expressar sua opinião sobre o curso e sua infra estrutura.
De 29 de maio a 26 de julho

no site da www.univali.br/intranet (pesquisa on-line)


A UNIVALI já fez sua Auto Avaliação, um processo determinado pelo Ministério da Educação.
A auto-avaliação teve como objetivo examinar sistematicamente as atividades cumpridas pela instituição e respectivos objetivos, identificando problemas e deficiências e suas causas, com vistas ao desenvolvimento da consciência pedagógica, da capacidade do corpo docente e técnico e dos vínculos com a sociedade.
Para saber o resultado dessa autoestima elevada auto avaliação clique aqui.