A FIFA já estuda diminuir o número de sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, de 12 para dez. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a exclusão de duas cidades do Mundial seria por conta do atraso nas obras e da fraca capacidade financeira de algumas cidades.
O Comitê Organizador Local exige um edital de licitação das obras das arenas, no entanto, nenhum dos nove governos estaduais lançou esse documento. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência.
- Se considerados insatisfatórios, os projetos podem ser excluídos. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela FIFA (que as aumentou para 12 após pressão da CBF) - diz o jornal da capital paulista.
De acordo com a Folha de S. Paulo, algumas cidades correm o risco de não receber os jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife e Manaus são outras sedes que causam preocupações.
- Os executivos da Fifa também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir 'puxadinhos' em seus estádios para abrigar os jogos da Copa - diz o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá.